Em outubro de 2000, ao comemorar dois anos de existência, o Instituto Cultural Flávio Gutierrez anunciou a decisão de implantar o Museu de Artes e Ofícios, com o apoio do Ministério da Cultura e da CBTU - Companhia Brasileira de Trens Urbanos. O museu foi planejado para receber a coleção organizada ao longo da vida por Angela Gutierrez, presidente do ICFG – coleção esta que assumiu a dimensão de um acervo bastante representativo da história do trabalho pré-industrial no país.
O local escolhido foi a Estação Central, no centro de Belo Horizonte. As obras tiveram início em 2001, o Museu de Artes e Ofícios foi inaugurado em 14 de dezembro de 2005, com a abertura ao público marcada para o dia 10 de janeiro de 2006.
O Museu de Artes e Ofícios é um espaço cultural que abriga e difunde um acervo representativo do universo do trabalho, das artes e dos ofícios do Brasil. Um lugar de encontro do trabalhador consigo mesmo, com sua história e com o seu tempo. Iniciativa do Instituto Cultural Flávio Gutierrez – ICFG, em parceria com o Ministério da Cultura e a CBTU, Companhia Brasileira de Trens Urbanos, o MAO preserva objetos, instrumentos e utensílios de trabalho do período pré-industrial brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário