sexta-feira, 10 de julho de 2009

Gadamer sobre a Hermenêutica

  • "A necessidade de uma hermenêutica caminha lado a lado com o desaparecimento do compreender-por-si-mesmo". (Verdade e Método I, pag 253)
  • "hermenêutica significa em primeiro lugar uma praxis relacionada a uma arte. Sugere techne como palavra complementária. A arte, em questão aqui, é a arte do anúncio, da tradução, da explicação e interpretação, que inclui naturalmente a arte da compreensão que lhe serve de base e que é sempre exigida quando o sentido de algo se acha obscuro e duvidoso”. (Verdade e Método II, pag 111 e 112)
  • "a hermenêutica, voltando às fontes originárias, busca alcançar uma nova compreensão daquilo que se havia corrompido por distorção, deslocamento ou mau uso” (Verdade e Método II, pag 115)
  • "o método hermenêutico pressupõe uma plena compreensão da língua estrangeira e, mais do que isso, a compreensão da verdadeira intenção de sentido do que se manifestou". (Verdade e Método II, pag 112)
  • "a hermenêutica é a única arte cuja palavra deve ser estabelecida como padrão de medida...trata-se, portanto, de uma ars: uma técnica...é mais uma aptidão prática do que propriamente uma ciência”. (Verdade e Método II, pag 113)
  • "Ela (hermenêutica) nos ensina que a linguagem da filosofia sempre comporta algo de inadequado e que, na sua intenção, persegue sempre mais do que pode ser encontrado em seus enunciados e do que pode ser trazido à palavra". (Verdade e Método II, pag 137)
  • "Por outro lado a hermenêutica ocupa-se com o aspecto interno no uso do universo semântico, ou melhor, com o processo interno da fala, que visto de fora, apresenta-se como a utilização de um universo de signos”. (Verdade e Método II, pag 205)
  • "Não é um acaso que dentre as correntes de investigação da filosofia de hoje a semântica e a hermenêutica tenham alcançado uma atualidade especial. Ambas partem da expressão de nosso pensamento pela linguagem". (Verdade e Método II, pag 204)
  • "a interpretação não é um ato complementar e posterior à compreensão, visto que compreender é sempre interpretar, e em consequencia a interpretação é a forma explícita da compreensão" (Gadamer, 1992:378)

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