quarta-feira, 17 de junho de 2009

Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte

A professora Adriana, que dá aula de Cultura e Informação, solicitou em um trabalho, algumas visitas. Uma delas foi ao Arquivo.


Educação Patrimonial no Arquivo:


O Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, equipamento da Fundação Municipal de Cultura, criado em 1991, integrado nas discussões acerca da importância do patrimônio cultural da cidade e da necessidade de sua preservação, implantou o Projeto Educação Patrimonial. Voltado principalmente aos professores do ensino médio e fundamental, o projeto promove ações educativas, criando novas relações de diálogo entre o Arquivo e a sociedade.

A proposta consiste em estreitar a ligação escola/arquivo, aprimorando o contato do aluno com o documento, dando um novo sentido à atividade de pesquisa e contribuindo para a divulgação e valorização da memória local. O intuito é discutir e desenvolver, juntamente com os professores, práticas pedagógicas que provoquem nos alunos sentimentos de interesse e curiosidade, bem como um senso investigativo e questionador sobre os documentos, por meio de pesquisa no Arquivo.


Para aqueles que tiverem o interesse, as visitas devem ser agendadas antecipadamente por telefone ou e-mail.
Telefone: (31) 3277-4665
E-mail: apcbh@pbh.gov.br

Domingo na Feira

Realizou-se nos jardins do Conservatório UFMG, no dia 31 de Maio, às 10:30 horas, uma bela apresentação de música popular brasileira com ênfase em samba, com o grupo Rapacuia.

O Conservatório situa-se na Av. Afonso Pena, 1534.


O Conservatório inclui diversos programas culturais, incluindo concertos, palestras, cursos diversos. Para mais informações consulte o site:
www.conservatorio.ufmg.br

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

A Fundação Clóvis Salgado apresentou a Série de Concertos no Parque, realizada no dia 31 de Maio, às 10 horas no Parque Municipal Américo Renné Gianetti, com entrada franca.

A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais foi criada em setembro de 1976. Em 2008, foram realizados sessenta concertos. A Sinfônica diversificou sua atuação em óperas, balés, concertos, apresentações ao ar livre, na capital e no interior, executando um repertório que abrange todos os períodos da música sinfônica, do barroco ao contemporâneo.

Houve um repertório com obras de compositores como Beethoven, Dvorak, Mozart e Weber, sob a regência do maestro Charles Roussin. A próxima apresentação do Concerto no Parque com a Orquestra Sinfônica está marcada para dia 28 de junho. Vale a pena conferir.